terça-feira, 7 de julho de 2009

nº 54 Gaspacho arousão

Orjais ©

No magnífico blogue da Ilha de Arousa NaIlla, um amigo enviou-me a receita dum prato típico da minha terra, o Gaspacho. Não tem nada a ver com a sopa a base de pepino senão que é um guiso cujo ingrediente principal é a ervilha. Na fotografia está empratada uma dose que eu preparei e posso acreditar que é uma comida equilibrada, saborosa, sobretudo se, como é o caso, as batatas são novas e os ovinhos da casa.

Ingredientes

Três ou quatro batatas grandes.
Ervilhas (chícharos)
Um envelope de corante alimentar.
Meia cebola
Um dente de alho
Salsa
Bacon ou chouriço
4 ou 5 ovos
Água
Sal

Preparação

Corta-se o bacon ou o chouriço e aloura-se junto com a cebola, o alho picado e a salsa. Deixa-se refogar um pouco e bota-se a água com um envelope de corante alimentar. Quando ferver, junta-se as batatas (cortadas em dados) e as ervilhas. Temperar com sal. Quando os vegetais estejam cozidos abrem-se uns ovos e deixam-se escalfar ao gosto.

Sugestões

Não gosto de usar os corantes alimentares. Eu deitei na água uns fios de açafrão e uma ponta de faquinha de pimentão doce. Também gosto do sabor do louro nas batatas.

Curiosidade

Em Cozinha tradicional portuguesa de Maria de Lourdes Modesto da Editorial Verbo, há uma receita muito semelhante ao gaspacho arousão. O título da receita recolhida na Estremadura é Ervilhas com ovos escalfados, p. 205, e a única diferença destacável é a presença de tomates.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quedouche moi ben.Olvidouseme mencionar o sal pero xa vexo que te destes conta.

José Luís do Pico Orjais disse...

Obrigado novamente.

Cossue disse...

Tem-che umha pinta caralhuda!