domingo, 22 de fevereiro de 2015

nº 196 As noites do Moderno.


Em 1908, o comerciante Sr. Ureña traz a Madrid um novo tipo de gramophone, cujas características principais são as de não ter buzina, ir colocado num móvel de salão e apenas produzir ruídos mecânicos.

El Sr. Ureña ha traído también preciosísima juguetería mecánica y un nuevo modelo de gramófono: el Amphion, que hace desaparecer el ruido propio de estos aparatos, con lo cual suenan las voces recogidas en el disco con una limpieza y brillantez admirables.  Nuevo Mundo, 09/01/1908

23/12/1910 El Liberal

Parece ser que os primeiros aparelhos voaram das mãos do comerciante madrileno, sendo o seu destino principal os salões da aristocracia e a alta burguesia da capital do estado Espanhol.
A Ponte Vedra o Amphion chegou a fins do 1913, como reclamo dum local, o Café Moderno, pioneiro no uso das tics, nomeadamente o gramofone e o cinematógrafo.
Nos concertos, amenizados pelo quarteto do violinista Isidro Puga, alternava-se a música da orquestra com projecções de filmes acompanhadas pelo quarteto ou audições do Amphion. Nos seus programas, em sessões de 6:30 e 9:30, dava-se uma variante para mim do mais curiosa. Em ocasiões, o quarteto acompanhava a voz dum ou duma solista reproduzido no gramofone.

07/11/1913 Diario de Pontevedra

Na altura, esta novidade permitia-lhe aos pontevedreses escutar às grandes divas e divos da ópera acompanhados pela orquestra do Isidro Puga, por enquanto tomavam a sua consumição no Moderno. Por este método foram escutados em Ponte Vedra as vozes da soprano australiana Nellie Melba, do barítono italiano Feruccio Corradetti ou a soprano catalana Maria Barrientos.

«En las sesiones cinematográficas adonde acude un público tan selecto como numeroso, un cuarteto compuesto de muy valiosos elementos dirigido por el reputado Puga, ejecuta entre otras varias páginas de músicas, algunas obras en colaboración con un espléndido amphión.
En este aparto, que es una especie de gramófono perfeccionadísimo, los cantantes de mayor nombradía, ejecutan sus obras predilectas acompañadas por el cuarteto, y es tal al afinación, tal el ajuste entre unos y otros, y tal la calidad por todo extremo excelente del amphión que hacen llegar al auditorio una sensación sorprendente, imaginándose los concurrentes que que el propio Tita Rufo o la propia Barrientos alientan cerca de ellos regalándoles con las exquisiteces de su voz prodigiosa.» 
16/11/1913 Marín: Semanário Independiente



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