segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

nº 156 Um gaiteiro na fachada do Paço de Rajoy.




Não sei as vezes que olharia esta fotografia do Batalhão infantil na praça do Obradoiro, tirada em 1912 pelo fotógrafo Manuel Chicharro Bisi (1849-1924). Dá-me arrepios ver tanta criança ataviada de soldado, com as suas correias e quepes, firmes com os rostos olhando para a Sé compostelana.
Tão pouco engraçada me pareceu sempre esta foto, que nunca a olhei com o interesse que deve pôr um bom documentalista. A semana passada, repassando Galicia en blanco y negro de Ramón Pernas, Xosé Enrique Acuña e José Luis Capo, ed. Espasa; Madrid, 2000, encontrei-me novamente com a instantânea de Chicharro e cai na conta que na parede direita do primeiro vão das galerias do Paço de Rajoy há um cartaz. É difícil de distinguir, mas ampliando a foto vê-se bem que era o que anunciava.


É evidente que se trata do desenho que Castelao fiz para as festas do Apóstolo de 1912. Esse foi um grande ano para o artista rianjeiro, já que expõe em Madrid, no salão Iturrioz e em outubro casa com Virginia Pereira. Como se pode ver no gráfico, o desenho da parede e o da imagem a cor têm o mesmo motivo, um gaiteiro com a silhueta das torres ao fundo, mas não estão as colunas que suportam o arco e a grinalda. A imagem a cor, vem referenciada, aliás, como o programa de mão das festas com um tamanho de 33,2x23,4 cm. A foto de Chicharro amossa um papel de grandes proporções, calculo que de 100x140. Eu nunca vi uma imagem deste cartaz, e nem sei se existe. De momento conformo-me com saber que um dia houve um grande lençol com um gaiteiro pintado por Castelao no Paço de Rajoy. O atual presidente da câmara municipal de Compostela colgaria hoje um desenho do grande rianjeiro na fachada do consistório? De ser assim eu recomendaria-lhe aquele que diz: Mexam por nós e temos que dizer que chove.

Sem comentários: