Já está a venta Ayes de mi país. Trata-se do primeiro cancioneiro de música tradicional galega do que temos constância, elaborado por Marcial Valladares no 1865. O estudo que acompanha às partituras do escritor estradense estivo ao meu cargo em parceria com a professora e guitarrista Isabel Rei. Ela centrou-se fundamentalmente no aspecto analítico, correndo eu com o historiográfico.
Para mim supõe cerrar um ciclo na minha vida. Depois de tantos anos dedicado aos arquivos e nomeadamente à figura de Marcial Valladares, já tinha gana de ver o Ayes... na rua, ver que repercussão tem os muitos dados e documentos encontrados no casa de Vilaencosta, se damos recuperados de vez a Valladares como músico e recompilador de música tradicional.
Aproveito este espaço para agradecer ao editor, Javier Jurado (Dos Acordes) ter a vontade e a confiança em mim para fazer realidade esta publicação assim como à família herdeira do legado dos Valladares, por custodiar os documentos tão primorosamente e ao mesmo tempo ser tão generosos com os investigadores.
Para mais informação e pedidos: Dos Acordes.
3 comentários:
Parabéns aos dous, ao Orjais caríssimo e à caríssima Isabel!!!
Espero adquirir cedo um exemplar do cancioneiro, cuja resenha sairá no vol. 4 do Boletim da AGLP.
Parabéns!!!
António Gil/
Parabéns tchê! Vai-me reservando um exemplar! Grande abraço!
Obrigadíssimo,Joam e António. Aguardo que gosteis.
Enviar um comentário