quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

nº 80 Feijão branco com mexilhões.

Não teria mais de oito ou nove anos. Meu pai erguera-me cedo para ir com ele navegar pela ria num barco bateeiro. O barco percorreu os polígonos, suponho que vendo se cada bateia estava no seu sítio ou qualquer outra gestaõ da que naqueles tempos correspondia à marinha espanhola.
Eu fiz quase que toda a travessia deitado boca abaixo sobre a proa, recebendo o ar frio da ria no rostro como um patrão de pesca da ardora ou numa cena do filme Titánic.

Nalgum momento, o dono da embarcação encostou-se a uma bateia e veio a tona, com a única força dos seus braços, uma corda densamente povoada de mexilhões. Ao instante, ofereciam-nos à inusual tripulação uma dúzia de mexilhões crus abertos, com uma carne branca que enchia a concha. O patrão colheu a valva cheia e usando a vazia como colher, catou o rico manjar com evidentes mostras de deleite e orgulho.
Aquele dia eu não me atrevi a comer o que para mim não deixava de ser um alimento cru, mas acho que começou então o meu idílio com o mexilhão, ao que considero, com todo merecimento, o rei dos mariscos.

Nutricionalmente o mexilhão achega ao nosso organismo iodo, vitaminas B12, ferro, zinco ou manganês, pelo que é muito bom contra a anemia. Além disso, uma porção de 100 gramas apenas aportam 65 calorias ao prato.
Ontem, a minha mãe dou-me uma saca de mexilhões arousãs esplêndidos, que decidi cozinhar com feijões brancos. Os feijões utilizados foram cultivados em Catoira pelos meus sogros, os quais denominam a esta legume como lentelhas, toda vez que para as que a maioria da gente conhece como lentilhas usam o termo castelhano lentejas. Das suas propriedades sempre se destaca o poder diurético.

Deixo aqui a receita por se gostareis de a preparar.
Feijão branco com mexilhões.

Numa panela com azeite põe-se um pimento mediano e quatro ou cinco tomates também medianos, tudo bem picado. Deixa-se fritar um pouco e acrescenta-se-lhe um copo de vinho branco e sal, aguardando que se faça um molho jeitoso.
Escorrem-se os feijões da água na que previamente estiveram a remolho, e deitam-se na panela completando com abundante água. Cozer arredor de 45 minutos, até que os feijões vaiam estando.
À parte, fazer um refogado com cebola e alho. Acrescenta-se os mexilhões previamente cozidos ao vapor e sem concha. Retirar do lume e pôr algo de pimentão doce.
Quando os feijões estejam quase prontos juntamos o refogado da sertã à panela e deixam-se outros 15 minutos. Provar o sal e modificar se for preciso.
Bom proveito.

2 comentários:

Sara disse...

sempre rico de experimentar coisas novas, espero fazer em algum momento eu acho que seria muito bonito que todos podem fazer e especialmente nos ricos restaurantes de Vila Leopoldina

José Luís do Pico Orjais disse...

Mas sempre com produto galego; o mexilhão da Ria de Arousa. Obrigado por ler.