A Fonte dos Olhos é um manancial que se encontra na praia da Cova, um dos lugares mais formosos do litoral arousão. A tradição diz que a água que emana de entre os cons tem o poder de curar as enfermidades dos olhos, principalmente a conjuntivite.
O primeiro de Maio fui dar um passeio pelas praias da Arousa junto com Tero, a minha mulher, e Xoán e Moncha, os meus irmãos. Quando passávamos perto do lugar da Cova, fomos até o pé da fonte, para prova-la e tirar umas fotos. Não tem um sabor ou um cheiro especial como outras águas medicinais. Parece, simplesmente, uma fonte, isso sim, a beirinha do mar.
A sua arquitectura é natural: um rego perfurado na rocha pelo fluído contínuo da água que desce até uma bacia escavada também no granito. Para facilitar a condução do líquido havia, quando chegamos, uma folha de eucalipto. Mas Tero encontrou outros mecanismos pousados sobre rochas próximas, como a torneira de cana que mostramos no vídeo.
Era tanta a magia do momento que gravei uns segundos da fonte a deitar, em quanto, como o melhor dos trilhos, escutamos de fundo o mar dos Argonautas.
Sem comentários:
Enviar um comentário