domingo, 5 de abril de 2009

nº 30 Anjos músicos.

Faz uns meses, Isabel Rei enviou-me umas fotografias do Coro Alto do Mosteiro de S. Salvador de Cela Nova, onde aparecem umas talhas de anjos tocando diversos instrumentos, como uma sanfona, um alaúde ou uma harpa.

fig.1

Eu estivera no mosteiro em diversas ocasiões mas não reparara nestes seres alados interpretando uma espécie de consort celestial, primorosamente talhados pelas mãos dum artista experto.

Volvi a Cela Nova na procura de ver in situ as figuras do Coro e teve a sorte de ficar só ante elas na imensa solidão da Igreja. Fotografei quanto quis e sobre todo, captei a magia dum lugar singular, mesmo ultrapassando a mística natural deste tipo de edifícios. Nas outras visitas ao Coro Alto, as olhadas eram sempre para o gaiteiro representado numa misericórdia, para o órgão, o facistol e os grandes vitelos com notação gregoriana. Mas neste caso o bosque impediu-me ver às árvores, e os anjelinhos passaram desapercebidos.

De todos os instrumentistas fiquei especialmente impressionado pelo anjo que toca um clavicórdio. Lembrava vagamente alguma outra representação pictórica com o mesmo motivo iconográfico, mas o tipo de instrumento em mãos dos anjos tinha mais a ver com virginais, órgãos positivos e não tanto com clavicórdios das características do de Cela Nova. E por isto que ofereço aqui as poucas talhas que pude encontrar na que podemos falar dum modelo iconográfico idêntico, e dizer, a imagem dum anjo alado músico tocando um clavicórdio de caixa rectangular e cordas do mesmo cumprimento.

Fig.2 Orjais ©

A fig. 2 esta colocada no impressionante tecto da igreja de St. Mary em Shrewsbury. Desta imagem apenas existem fotografias e só tive acesso à ilustração que aparece em GALPIN, Francis W. (1932) Old English Instruments of Music, their history and character, [Methuen & Co. Ltd; London]. Afortunadamente, sim pude ver boas fotografias dalgum outro anjo de Shrewsbury, assim que optei por fazer um desenho combinando toda a informação da que dispunha. A semelhança entre a figura inglesa e a de Cela Nova é mais que evidente. Os cabelos, as dobraduras da roupa, a postura das mãos, o clavicórdio, semelham todos feitos por um mesmo patrão. Ambas estão datadas no século XV.

En Old Englsh Instruments... podemos ler o que se segue:

«O exemplo inglês está nas mãos duma figura alada gravada em madeira e colocado no tecto finamente decorado da nave da Igreja de S. Mary, Shresbury, construído durante a primeira metade do século [XV]. O instrumento é de forma rectangular, com nove teclas e seis cordas; depois foi provavelmente organizada em parelhas como no alaúde, três tangentes estavam por debaixo de cada par de cordas, quiçá de arame, ainda que também puderam ser de tripa.» p. 117-118

Fig. 3

A terceira das imagens pertence aos fundos do Rijksmuseum de Ansterdam. O grupo escultórico é obra de Adriaen van Wesel, que a fez em c. 1476 como parte dum altar da Sé de St. Jan, na cidade holandesa de Den Bosch. Novamente o modelo comum, o anjo de asas despregadas a interpretar uma música concertada no seu clavicórdio...

Segundo a datação que se maneja na actualidade, dos três exemplos aqui citados, a imagem mais antiga seria a inglesa, na primeira metade do século XV, depois viria a holandesa, c. 1476, e por último a galega, sempre apôs 1492.

Sem comentários: