Fonte: Museu do Prado.
A personagem central, a do alto chapéu, é um cego que se apoia num guia, o seu criado. Leva um capote cumprido e assomando pelo capuz vemos a cabeça e o braço estendido duma marioneta.
A técnica que executavam estes artistas ambulantes consistia em manipular um boneco de mão usando como telão o capote e como manipulador o próprio cego ou o criado.
Muito conhecida é a imagem de O Galego dos Curritos, obra do pintor Leonardo Alenza y Nieto, (Madrid, 1807-1845).
Fonte: Museu do Prado.
Esta cena mostraria a performance dum músico nas ruas de Madrid vários séculos apôs do quadro do Bosch.
Por último, resulta curioso ver como o sanfonista pintado por Fierros, actualmente no Museu de Lugo, tem os atributos próprios do artista ambulante, comuns aos três desenhos: grande chapéu, cumprido capote e uma moca ou pau na mão para servir de bordão ou assegurar-se a superioridade nos maus encontros.
Fonte: Museu de Lugo.
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