sexta-feira, 23 de junho de 2017

nº 210 Uma casa no Rianxinho.


Cada vez que vou dar um passeio pela zona alta do Rianxinho, tenho a sensação de que me adentro num burgo medieval em miniatura. Visto desde o ar [fot.1], vê-se um urbanismo compacto que tende a cerrar-se sobre sim mesmo. Em contraste, a zona baixa do bairro está construído linearmente, com ruas de aceso perfeitamente desenhas. Dado que nas proximidades há um petróglifo monumental e um castro, tal vez poderíamos traçar um contínuo habitacional ininterrompido desde épocas remotíssimas até os nossos dias. 
Se caminhades polas ruelas do interior do círculo da fotografia 1, fixáivos nas vivendas, nos muros descomunais das casas, nos diminutos vãos... Ide com os olhos bem abertos e caminhai devagarinho. Com certeza estareis a desfrutar dum dos espaços urbanos mais belos e, ao mesmo tempo, tal vez menos conhecido do nosso concelho.
fig. 1

Como exemplo deste passado medieval gostaria-me destacar uma porta. Pressenta uma única mocheta,  a esquerda, sobre o que descansa um lintel descomunal. E no lintel...

...uma cruz lindíssima. 


E mais uma perto da fechadura.


Nos pé-direitos notam-se as marcas onde encaixariam as trancas e os tarabelos.
Acho que esta vivenda, como outras do Rianxinho, mereceriam o estudo detido de peritos na matéria. Com certeza descobriríriamos grandes tessoiros.

2 comentários:

J.B. Tubio disse...

Falei con Santos e.Comoxo a propósito.das cruces nas casas, para eles non representan nada extraordinario, supoñen q. se debe a costumbres relacionadas coa relixiosidade ou con pertencer a algunha cofradía.

José Luís do Pico Orjais disse...

E muito mais complexo que tudo isso. O carácter profilático das cruzes é uma obviedade, mas também existem marcas de propriedade, gremiais, etc. Em Portugal existem trabalhos que as associam mesmo com os cristianos novos, um modo de dar a ver que já não são judeus. Em qualquer caso, se só indicam um carácter profilático, já é algo extraordinário, e ainda mais se estão no dintel, um lugar tão principal da casa e duma casa com estas características.