domingo, 4 de outubro de 2009

nº 70 Morreu a Negra Sosa.

Na minha casa tínhamos um pick up branco, daqueles nos que o altifalante ia instalado na própria tampa. Nesse primitivo aparelho escutei desde os meus primeiros anos de vida alguma das melhores vozes da história da música popular. Jorge Cafrune, o grande Gardel, o Zeca Afonso, duos como os de Olga Manzano e Manuel Picón, os Gambino, grupos como Quilapayun ou Inti Illimani, mas sobre tudo as grandes damas da canção: Libertad Lamarque, Chabuca Granda, Soledad Bravo, Nacha Guevara...

Aqueles discos que comprava o meu cunhado Luís no Vazquez Lescaille de Vila Garcia, foram-me formando como pessoa e como músico, pois estavam compostos tanto desde a sensibilidade como dum espírito revolucionário e solidário, infelizmente em extinção na obra dos novos cantores.
Entre aquele feixe de boas vozes, quiçá a mais racial e comprometida com o folclore era a de Mercedes Sosa, a Negra Sosa, da que hoje nos inteiramos do seu passamento.

Alguma das suas canções mais populares, como Canción con todos ou Duerme, duerme negrito, foram das primeiras peças que meu irmão e mais eu apreendemos a tocar na viola. Outras, como Alfonsina y el mar, converteram-se em ícones no meu imaginário espiritual, sendo uma dessas cantigas que jamais poderei escutar com indiferença.

Faz alguns anos pude ver a Mercedes Sosa em Compostela, num cartaz que incluía à Bravo e o Silvio Rodríguez. A cantora Argentina estava em plena forma, ou quiçá só aparentava, e posso assegurar que quase em nenhuma das cantigas que interpretou, a Negra cantou sozinha.

O mais triste de que morra uma pessoa como Mercedes Sosa não é apenas que desapareça uma grande cantora, senão que com ela se apaga um dos escassos porta-vozes com que contava o povo. Muitas saudades, companheira.

www.mercedessosa.com.ar/

Sem comentários: