segunda-feira, 18 de maio de 2009

nº 45 Lucobo Arousa

Num blogue ilhéu, http://illadearousa2.blogspot.com/2009/05/dicionario-de-ausencias.html teve oportunidade de bater o papo um bocadinho sobre a possível origem da palavra Arousa. As pessoas com as que falei, niks McMill e NaArousa, têm uma opinião um bocadinho diferente a minha que é absolutamente impressionista, é dizer, dá-me a impressão que... Naquela breve troca de pareceres eu prometi colar neste blogue a imagem duma ara encontrada em Lugo e que foi publicada na revista Larouco por A. Rodríguez Colmenero e Enrique González. A ilustração que vos ofereço é do livro A Galicia celta de Antonio Balboa Salgado, editorial Lóstrego.
Como veis há uma inscrição onde se pode ler uma AROUSA como um mundo. Semelha que não tem nada a ver com o nome da nossa ilha... ou sim?

BALBOA SALGADO, Antonio (2007) A Galicia celta [Lóstrego; Santiago] p. 122

3 comentários:

McMill disse...

"Impresionante" documento! Coincidencia? Como dis no blog de Sito, o nome tamén pode vir dun termo prerromano... quén sabe?

Anónimo disse...

McMill
Por certo, aínda que tamén coincidimos no de "Na illa", onde falamos do nome foi no de http://sito-vazquez.blogspot.com/

José Luís do Pico Orjais disse...

Olá McMill:
Que bom que coincidamos, de qualquer modo. Orjais.