sexta-feira, 17 de abril de 2009

nº 34 Missale Romanun de Turim. 1361

Esta imagem pertence a um Missal Romano datado em 1361. Não logrei muita informação sobre o manuscrito italiano, acho que depositado numa biblioteca de Turim, mas a iluminatura é tão fantástica que não me resisto a publica-la no blogue.


Surpreende o extremado naturalismo da figura do anjo. A sua posse, como colhe o instrumento e até o próprio instrumento em si, semelha indicar que o pintor fiz o seu desenho do natural, observando a um gaiteiro em plena actuação.

No rostro ampliado, vemos que tem as bochechas infladas em atitude de deitar ar dentro do fole, a través dum soprete muito longo. Podemos captar toda a tradição bizantina e as pegadas da revolução naturalista de Giotto.






As mãos colhem o ponteiro com "musicalidade", dentro do complicado que resulta sempre que a postura pareça natural. A mão direita semelha acariciar a madeira com os dedos esticados, numa atitude muito gaiteiril.





E por último, a gaita, um exemplar perfeitamente crível. O bordão, colocado sobre o ombreiro direito está em posição quase vertical, como corresponde ao uso dum fole de cabrito. Está formado de três peças torneadas, rematado por uma copa um bocadinho desproporcionada.


De todas as imagens que tenho visto sobre iconografia da gaita, esta é a que até o de agora mistura dum modo mais espectacular antiguidade e realismo. Alguma outra, como com a que fecho a postagem, ainda tardaria duzentos anos em ser desenhada pela mão do grande Rafael Sanzio.


Venezia, Gallerie dell'Accademia

1500-1520

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