Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

nº 88 Livros velhos

Há uns anos, um amigo ligou para mim porque tinha umas caixas de livros que salvara de ter sido deglutidos pelo camião do lixo. Resulta que uns/umas profes/as posmodernos/as deram em fazer limpeza na sua escola, uma pequena unitária do rural. Meteram em caixas dúzias de livros velhos, porém perfeitamente conservados, e decidiram que já era hora de se desfazer deles. Assim que foram direitos ao contentor. O meu amigo foi caritativo com as antiguidades, transportando-as novamente, esta vez do contentor a sua casa.
Quando abri os pacotes fiquei maravilhado. Havia livros escolares de todas as épocas, monárquicos, republicanos e franquistas, enciclopédias, contos de Calleja, manuscritos... Para mim aquilo era um tesouro, o qual está exposto agora, junto com outros volumes que fui encontrando-me, entre o fundo histórico do Museo Pedagóxico Castelao, no C.E.P. Xosé María Brea Segade.
Ultimamente estou a ler alguma coisa sobre o krausismo no Estado Español, a Institución Libre de Ensañanza, as Missões Pedagógicas... Estas últimas, as Missões, nasceram no interior do Museo Pedagógico Nacional que "desde a sua criação em 1882, a sua atividade não foi apenas o fomento do colecionismo senão que se erigiu num centro vivo de investigação educativa, de formação, assistência técnica e projeção social. Durante os 59 anos da sua existência foi um foro que desenvolveu uma notável influência na renovação da escola espanhola" (fonte wikipedia)
Para desenvolver o seu trabalho as Missões contavam com um voluntariado (missionários) que em muitos casos eram os mestres, levando aos núcleos de povoação mais isolados projeções cinematográficas, teatro, pinacotecas (reproduções), bibliotecas... Na nossa ria também estiveram presentes. Houve cinema e exposição de quadros em Rianjo e Boiro, bibliotecas em Boiro, Ogrobe e a Ilha de Arousa, nesta última, duas para a escola e outra para a agrupação socialista.
O colégio onde resgatamos os livros deveu ser uma das favorecidas no reparto de bibliotecas já que no frontispício de vários exemplares levava o carimbo das missões. Neste aparece o escudo da Espanha republicana, e dizer, sem as insígnias bourbónicas e o lema em círculo Patronato de Misiones Pedagógicas.

Por certo, e para que ninguém se leve a equívoco, a escola iconoclasta não era nenhuma das da nossa ria.

Sem comentários:

Enviar um comentário